Antes da pandemia o teletrabalho so o utilizavam cinco em cada cem (5%) trabalhadores, em Espanha e agora o seu uso incrementou-se a um em cada três (33%) trabalhadores.

Na “nova normalidade” o teletrabalho impôs-se em Espanha em virtude da crise sanitária do covid-19, neste momento está sobre a mesa a aprovação da lei que regulará os teletrabalhadores no nosso país.

 

Durante o período de confinamento e desaceleração todos recebemos parámetros/orientações de cómo encarar diversos aspectos do teletrabalho, como establecer rotinas, ter uma postura coreta ou como fazer exercicio regular. Neste post compilamos algunas práticas úteis para aplicar na gestão do tempo trabalhando a partir de casa, com o objetivo de:

 

  • Evitar distrações
  • Continuar produtivo
  • Desconetar

As circunstancias obrigaram as empresas e trabalhadores a uma adaptação , em tempo record, esta adaptação debe ser organizada a nivel pessoal, para alem da tecnológica.

 

Técnica Pomodoro

 

A Técnica Pomodoro, inventada por Francesco Cirillo, na década de 1980, optimiza o tempo e a eficiência mediante o bloqueio de 25 minutos de concentração contínua.

A divisão do dia de trabalho em intervalos de 25 minutos denominados “Pomodoros” e separados por uma pausa de 5 minutos, permite ao trabalhador dedicar-se a uma tarefa em concreto sem se distrair durante ese tempo.

A estrutura seria a seguinte:

  1. Eliger uma tarefa para completar.
  2. Ajustar um temporizador de 25 minutos.
  3. Trabalha na tarefa sem distrações até ao fim dos 24 minutos.
  4. Fazer um pequeño descando de cinco minutos (assim estamos perante a conclusão de um promodoro).
  5. Repetir os pasos de 1 a 4.
  6. Depois de cada quatro pomodoros, fazer um descanso mais prolongado de cerca de 20 minutos ou mais.

Desfazer-se de todas as distrações e dedicar o tempo a uma só iniciativa não é fácil e requer prática.

A base deste método é a ideia que as pausas ajudam a melhorar a agilidade mental e a produtividade, além de ter como objetivo esencial a eliminação de todas as interrupções. Conforme vamos completando os nossos objetivos, promodoro a promodoro conseguimos tranquilidade e satisfação mental (sensação de ter cumplido os objetivos).

 

Técnica ‘Come uma rã ’

 

Brian Tracy, perito em produtividade, é o ideólogo da técnica “come uma rã”, metodologia que ajuda a organizar o tempo com base na  prioridade das tarefas.

A inspiração veio-lhe da mão de Twain com a citação “come uma rã viva pela manhã e  nada pior te acontecerá durante todo o dia”.

Temos a tendencia para deixar para o final as tarefas que nos parecen mais complicadas, quando chegamos ao momento em que temos de trabalhar nelas temos menos energía e somos tentados a deixa-las para outro momento. A tão temida procastinação contra a qual há que lutar dia a dia, porque nos dá um premio imediato mas complica a vida e a produtividade a longo prazo.

Tracy conta-nos que a rã mais não é que uma tarefa que “pode ter o maior impacto positivo na Sua vida e nos resultados no momento” a técnica consiste em começar pela tarefa mais difícil e da qual menos gostamos, o resto vai-nos parecer mais fácil

En resumen, planificar para realizar las tareas en el orden adecuado evitando procastinar.

 

Regra dos dois minutos

 

A Regra dos dois minutos diz que se uma tarefa se pode realizar em menos de dois minutos debe-se realizar de forma imediata.

Com este método deixariamos de pensar e apontar o que temos de fazer, em substituição fariamos de imediato.

A regra dos dois minutos é uma das chaves mais importantes do método Geting Things Done (GTD) de David Allen.

Este sistema descarrega a lista de pendentes, ao alimentar essas pequenas tarefas que nos ocupam o mesmo tempo em pensar e apontar na lista de pendentes, resolvendo-as.

As largas listas de temas pendentes, especialmente se nao estão bem explicados e priorizados de form,a muito visual, saão fonte de ansiedade, preocupação e stress por si mesmos e ainda que as tarefas sejam fáceis e ou pouco importantes e saibamos resolve-las.

 

Método Ivy Lee

 

È um sistema centenario, simples e efetivo que ajuda a organizar o dia de trabalho através de uma lista de tarefas.

Ivy Lee fundou criou o primeiro escritóriod e relações públicas de nova iorque em 1904, criou ete método para melhorar o rendimento dos seus clientes.

A técnica consiste em realizar ao final do dia uma lista das seis tarefas principais a realizar no dia seguinte, com o criterio de prioridade começando pela mais urgente.

 

Desta forma começamos um dia organizados e já nos podemos centrar em ir realizando por orden as tarefas programadas, aquelas que não se completam passam para um novo bloco de seis do dia seguinte.

 

Além do mais, com este método evita-se a multitarefa ja que devemos enfocar toda a nossa energía num única tarefa e não pasar à seguinte até ser retirada da lista.

 

Quatro métodos a elegir segundo o tipo de trabalho que realice, com a única condição de ser constantes  e lograr obter  a produtividade desejada, a pesar de estar a trabalhar em casa com as distrações que se supõe.

 

Se quer conhecer mais sobre a gestão do tempo pode ler tambem os seguintes artigos no nosso blogue.

https://www.omundodosegurodevida.pt/gestao-eficaz-do-tempo

https://www.omundodosegurodevida.pt/gestao-eficaz-do-tempo-ii