Hoje já ninguém dúvida da vantagens de contratar um seguro de vida que proteja nossos interesses e os da nossa família.

Dentro do ciclo vital de uma pessoa existem eventos imprevistos como doenças e acidentes, porém temos a oportunidade de anteciparmos as necessidades económica que daí resultem contratando um seguro de vida. Contratar um seguro de vida é uma decisão inteligente.

 

O objetivo principal do seguro é a proteção dos entes queridos, incluindo-nos a nós mesmos, garantido que, perante qualquer evento imprevisto, possamos manter um nível de vida de qualidade.

 

PROTEÇÃO FAMILIAR

 

O seguro de vida oferece-nos tranquilidade e confiança ao ter a certeza de dispor de uma proteção económica nos momentos mais difíceis, como pode ser um falecimento que diminua drasticamente a capacidade económica da família. Quando já cá não esteja as responsabilidades económicas não desaparecem, convertem-se em um encargo adicional para a sua família.

 

PROTEÇÃO PESSOAL

 

E se não tenho obrigações familiares? Nesse caso o Seguro de Vida pode incluir coberturas de acidente ou invalidez. Sofrer uma incapacidade altera a vida e gera normalmente uma redução de receita ao mesmo tempo que deriva num aumento dos gastos. O seguro de vida pode oferecer uma renda mensal que compense esse hiato económico.

 

PROTEÇÃO PATRIMONIAL

 

Anos de trabalho e planeamento para conseguir um património que confira a tão ansiada estabilidade económica pode ver-se impossibilitada em caso de invalidez ou falecimento.

O seguro de Vida também se encarrega de disponibilizar capital para saldar taxas e impostos ou os serviços profissionais necessários para gerir a tramitação de uma herança.

 

PROTEÇÃO EMPRESARIAL

 

Segundo  dados da OCDE a estrutura empresarial é, em todos os países, predominantemente composta por micro empresas com menos de 10 trabalhadores. Em Espanha 95% das empresas tem menos de 10 trabalhadores.

Se és Independente ou pequeno empresário podes garantir a continuidade do negócio contratando o seguro de vida que permita à tua família manter o estilo de vida enquanto se nomeia um novo gerente ou se venda a empresa.

 

COMO CALCULAR O CAPITAL SEGURO

 

O Capital Seguro é o montante que receberão os beneficiários do seguro de vida.

Realizar um cálculo consistente e responsável determinará o grau de proteção que proporcionaremos aos nossos beneficiários, é importante que não seja curto de forma a que consigamos um capital que constitua uma verdadeira ajuda para eles.

A importância a receber, como regra geral, deveria estar entorno de cinco vezes os ingressos anuais da família. Esta regra dá-nos um ponto de partida, muito embora seja aconselhável um aconselhamento  profissional.

O assessor profissional nos ajudará a realizar uma planificação séria e motivada, analisando a situação de cada segurado  atendendo ao nível e ingressos, endividamento, pessoas a cargo, despesas gerais, e outros riscos ou obrigações que possam aparecer

Alguns dos fatores mais importantes a ter em conta são:

  • Montante pendente ad hipoteca da casa de família ou da segunda habitação.
  • Outros créditos pendentes, como seja o carro, um empréstimo para uma reforma da casa ou outros créditos ao consumo.
  • Os ingressos familiares, desde que o segurado não seja o único contribuinte liquido do agregado familiar e que complementem o primeiro.
  • O tipo de família e o momento vital em que se encontra. Uma família com filhos em idade escolar terá de prever despesas adicionais para prevenir a educação, o que não será preciso em caso de não existam filhos ou já sejam independentes.
  • Por último é importante estabelecer o tempo de adaptação durante o qual a proteção económica do seguro de vida vigore.

Então qual seria o Capital Seguro ótimo?

A fórmula mais simples:

Ingressos anuais x 5 + TOTAL DIVIDAS PENDENTES

Esta fórmula permitirá à nossa família afrontar uma nova etapa na vida com uma almofada económica suficiente que lhes permita adaptar-se de uma forma planificada e sem receios da nova situação.