O trabalho em equipa nao é uma ciencia exata, todavía a psicología pode dar-nos algumas indicações que cumprir para conseguir melhorar a colaboração com os companheiros de trabalho e promover um clima adequado para alcançar o êxito através da prosssecução de objetivos.

O que é o Trabalho em equipa?

Trabalho em equipa é um trabalho que realizam varios individuos com um objetivo comum. Para que se considere trabalho em equipa ou cooperativo debe ter uma organização que favoreça a elaboração conjunta do trabalho e não simplesmente que cada elemento da equipa leve a cabo uma tarefa para posteriormente junta-las num todo.

 

PROMOVER O STRESS “BOM”

 

Mas existe “stress”positivo? Pois não só existe como quando o administramos corretamente damos um impulso à criatividade e ao compromisso.

O stress positivo, o “eustress” e quando é aquele stress que nos estimula a enfrentarmos os problemas. Permite que sejamos criativos, tomemos iniciativas e respondamos eficientemente aquelas situações que o requeiram.

Carateristicas do “eustress”

 

  • Motiva-nos
  • Permite-nos alocar a nossa energía ao objetivo
  • È a curto prazo
  • Perceciona-se como algo emocionante
  • Perceciona-se como algo que podemos enfrentar
  • Melhora o rendimento

 

Como podemos promover o stress positivo na nossa equipa?

Desenvolvendo um ambiente de trabalho de tal forma que todos se sintam comodos a partilhar ideias e a colaborar, que tenda para a auto-gestão, discutindo ideias e promovendo recomendações.

A comunicação é de todas as estratégias possíveis, fundamental. Conhecer os objetivos de forma clara, assim como uma ampla descrição do trabalho ao principio de cada projeto, consiguirá que cada membro se sinta membro da equipa


Fomentar o “Nós” deixar claro que temos um objetivo comum e que quando se consegue o êxito também é de todos. Fomentar o Nós faz com que a colaboração seja
infinitamente superior: a equipa logra, a equipa chega, a equipa consegue, o elemento colabora em cada tarefa de forma incondicional pela meta comum.

Potenciar o melhor de cada elemento da equipa, criando uma equipa motivada tenderá a obter melhores resultados, para isso é necessário preocupar-se em conhecer a fundo as pessoas que formam  o grupo.

Criar um sentimento de pertença e compromisso com a empresa, establecer vínculos de confiança, fomentando celebrações por objetivos alcançados, entregas de prémios por esforços e resultados; Fazer sentir especial aos nossos companheiros incrementa a motivação.

Mudar a forma em como damos e recebemos as criticas, avaliar o progresso em periodos demasiado largos pode fazer com que não se elogie um trabalho bem feito a tempo ou que uma crítica construtiva passe despercebida, não perminto a correção atempadamente.

Não se trata simplesmente de avaliar em períodos mais curtos, há que mudar também a forma em que damos e recebemos as críticas. A comunicação de que falamos como prioritária dentro da equipa permitirá a troca de informação em tempo real e facilitará a solução de problemas rápidamente.

Tempo para a formação contínua, estratégia fundamental para aportar a segurança necessária para enfrentar desafíos. Atender a necesidades formativas faz com que não tenhamos medo no uso de novas ferramentas e conhecimentos que façam de forma mais eficiente o nosso trabalho.

Se nos centrarmos na atenção ao cliente, a formação é de todo prioritária dado que é a melhor aposta para conseguir uma gestão de qualidade.

 

OS CINCO “C”

 

O que vimos até ao momento, pode-se resumir no que se chama os cinco “c” do trabalho em equipa que são:

 

DIFERENÇA ENTRE GRUPO DE TRABALHO E EQUIPA DE TRABALHO

 

Finalmente deixamos o link para um vídeo onde se explica, de forma clara, sete diferenças fundamentais entre “grupo de trabalho” e “equipa de trabalho”