A reforma  vem sempre acompanhada de diversas alterações no nosso estilo de vida,  assim como a forma de ver o futuro. Trata-se da última etapa das nossas vidas e depende de nós pensar nela como uma etapa cinzenta ou a  melhor etapa da nossa vida.

 

A palavra reforma é sinónimo de jubilação, ou seja,  júbilo, exaltação, alegria e liberdade. Supõe o culminar de uma etapa de compromisso social e familiar para pasar a outra em que nos encontramos liberados desses compromisos e obrigações.

Há quem viva esta mudança de forma menos positiva com diminuição da vida social, das nossas capacidades económicas, fisícas e do papel que temos na sociedade. Tudo isto pode resultar em desencanto e mau estar na nossa orla social.

Porém, a etapa de reforma pode ser mais prazerosa se a planearmos corretamente.

 

Que podemos fazer para enfrentar da melhor maneira o período de reforma?

 

Contrariamente ao que podemos pensar num primeiro momento, o período da reforma pode significar uma etapa de crescimento pessoal, de reencontro connosco mesmos, assim como a oportunidade de realizar aquilo que, devido às nossas responsabilidades laborais passadas, não podemos levar a cabo por falta de tempo ou de energia.

 

Portanto, pode-se dizer que a reforma é o tempo ideal para nos deixarmos levar pelas nossas preferências ou interesses pessoais; para melhorar as nossas relações e, porque não, para desenvolver algum desporto ou atividade física.

Pra alcançar um verdadeiro bem estar, é necessário que mantenhamos uma ótima comunicação e relação no nosso entorno social e que disponhamos de estabilidade económica merecida depois de tantos anos de trabalho e planificação financeira.

 

As vantagens económicas da reforma

 

Existe uma multitude de facilidades económicas para pessoas reformadas, podendo obter-se importantes descontos para o cinema, museus, diferentes espetáculos e exposições, transportes, telefone e inclusive viagens. Assim, se sempre foi a sua paixão viajar, porque não aproveitar o tempo de reforma?

 

Bem estar na reforma

 

Uma das melhores formas em que pode ver o período de reforma é umas férias muito bem ganhas depois de décadas de trabalho. É por isso que a principal finalidade desta etapa será desfrutar, viver um tempo de bem estar como talvez nunca o pudéssemos fazer antes.

Entusiasme-se a sair para o mundo e aproveitar as oportunidades que ele te brinda. Não deixe de se cuidar física e mentalmente e desfrute de uma estabilidade económica conseguida nesse pequeno esforço aforrador durante a etapa laboral que agora lhe permite afrontar a nova etapa como uma fantástica ocasião de viver sem obrigações.

 

Rotinas saudáveis

 

Tendo mais tempo, pode incluir uma série de rotinas na sua vida diária para manter a saúde e a forma

Cuide da sua saúde, tanto física com o mental

Trata-se de algo primordial, tanto na reforma, como em qualquer etapa da vida. Ao cuidarmos da nossa saúde física e mental, encontrar-nos-emos no melhor estado possível  para poder desfrutar ao máximo da vida.

 

Alimente-se corretamente

 

A alimentação faz parte da saúde integral. Por isso, para desfrutar ao máximo da nossa reforma, poderia ser uma boa ideia consultar um nutricionista para termos um plano alimentar em conformidade com as nossas necessidades (recordemos que estas são diferentes em função da nossa idade, estilo de vida, atividades, etc)

 

Realize atividade física

 

Muitas pessoas, ao reformar-se, acabam por esquecer a importância da atividade física ou consideram-na inútil ou já não estão em condições, “idade”, para as realizar com frequência. Porém, trata-se de um grave erro. A atividade física é necessária para mantermos um bom bem estar geral. Sabe-se que o exercício melhora a produção de substâncias como a oxitocina e a serotonina, ambas relacionadas com estados de humor positivos prevenindo a decadência.

Por isso, com a ajuda do seu médico, encontre a melhor atividade física para o seu caso e não se esqueça de a incorporar nos seus hábitos diários.

 

Administre o seu dinheiro

 

O reformar-se não é sinónimo de poder desperdiçar o dinheiro com o qual conta. Uma boa gestão, permitirá desfrutar daquilo que deseja sem se ver envolvido em situações económicas pouco desejáveis.

Administre para as suas necessidades de saúde, mas também para as atividades de lazer e caprichos.

Se planeou um aforro para a reforma, foi preventivo. Agora poderá gozar de uma economia sã que lhe permitirá viver sem apertos económicos, dotando-o de recursos suficientes para se cuidar e conseguir melhor qualidade de vida em todos os sentidos.

É importante realizar um estudo das necessidades económicas e do complemento necessário à pensão pública de reforma, tendo em conta também a fiscalidade aplicável. Com a ajuda do seu Gestor Pessoal de confiança.

Mantenha a comunicação com os seus entes queridos.